Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fatima Cidade

Fatima Cidade

Peregrinação Internacional 12 e 13 Agosto em Fátima

13.08.06, josedusantos

Foto: Santuário de Fátima

D. Dionisio Lachovicz, responsável da Igreja Greco-Católica pelas Comunidades Ucranianas do Exterior, presidiu à Eucaristia como delegado do Cardeal Lubormyr Husar, patriarca da Igreja Greco-Católica da Ucrânia, acompanhado por D. Vitalino Canas, Bispo de Beja.
Durante a homilia, D. Dionisio Lachovicz abordou as causas e problemas que enfrenatam as comunidades de imigrantes, especialmente os originários do Leste Europeu.
"Ao caírem os muros e rasgarem-se as cortinas de ferro, o mundo inteiro percebeu o mal que o sistema soviético ateu conseguiu fazer nas pessoas e na sociedade, além da falência total do seu sistema económico. A queda e falência do sistema soviético gerou novas estruturas de morte - cabeças da serpente do mal - sequela de um sistema injusto e criminoso". Depois de interrogar no sentido de saber se era possível encontrar soluções, disse: Sim, é possível. É preciso olhar para o alto, na direcção do Sol e acharemos a solução. Acredito que o milagre da "dança do Sol" poderá repetir-se, apesar das tempestades morais do contexto social.
Em Fátima, hoje acontece o milagre! Chegamos peregrinos de várias latitudes - portugueses emigrantes dispersos pelo mundo (nota do autor: são cerca de 1/3, ou seja, cerca de cinco milhões de portugueses emigrados), trabalhadores migrantes em Portugal procedentes de várias nações, refugiados à procura de paz e liberdade - aqui todos irmanamos na fé em Cristo.
Com o coração ao Alto, em direcção do Sol, donde veio Nossa Senhora cheia de luz. Aqui podeis reencontrar a vossa fé, a luz para a vossa vida de migrantes, a solução dos vossos problemas pessoais e familiares e o conforto da Igreja que vos ama como uma Mãe".
Foi agradável a participação nas cerimónias conjugando a participação dos dois ritos, de realçar a alegria exprimida através do canto que o rito Bizantino alberga. O canto final do coro de Kiev "Estamos hoje muito contentes, porque estamos junto de Nossa Senhora" traduz um pouco o mistério e a vida dos povos orientais e a sua devoção a Nossa Senhora.
Nesta Missa Internacional, onde estiveram presentes mais de 120.000 peregrinos, destaque também para a oferta do trigo por parte dos peregrinos, evento que habitualmente é feito no mês de Agosto - já é uma constante de 67 anos - e que se destina ao fabrico das hóstias utilizadas no Santuário de Fátima.
Nas cerimónias finais da procissão do Adeus - um momento alto de emoções - era visível em rostos de Ucranianos, Portugueses - e até de outras nações - algumas lágrimas a rolarem pelas suas faces. A despedida custa sempre mais, mas a verdade é que poderá ser um "até breve" para quem voltar um dia, um "até sempre" para quem não tiver oportunidade para tal, mas será - certamente - um momento único para aqueles que tiveram a felicidade de participar. Não vão não esquecer tão cedo, disso estou certo. Que Nossa Senhora vos proteja.