Quarta-feira, 18 de Maio de 2005
Fátima, lugar onde se procura a paz interior

Maio de 2005


Na Missa(6).JPG



Foi em 13 de Maio de 1917 que Nossa Senhora desceu á  Cova da Iria, lugar onde se manifestou a  Lúcia, Francisco e Jacinta. Este ano comemoram-se 88 anos  dos acontecimentos que mudaram  Fátima e o Mundo.


Já não é de estranhar a enorme afluência que este ano se verificou, de facto, tornou-se um hábito ver estes momentos altos de fé, sobretudo no mês de Maio.


 


Estrangeiros caminho Santuario(1).JPG



Peregrinos portugueses(2).JPG


No passado dia 13,  estima-se que estiveram presentes cerca de duzentos mil peregrinos - de Portugal e diversos países – na  celebração da eucaristia., presidida por D. José Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa e concelebrada por 22 bispos e 425 sacerdotes.


A peregrinação comemorativa teve como tema: “NÃO MATARÁS”.


 


Chuva presente(3).JPG


Fundo Obras nova Basilica(5).JPG



Universitarios presentes(8).JPG


Na sua homilia, D. José Policarpo, lembrou  o saudoso Papa João Paulo II, fazendo uma descrição da relação deste com Fátima, considerando que a sua acção é um legado de que “A Igreja em geral e Fátima em particular ficam-lhe devedoras dessa coragem profética, que integra as aparições de Fátima na actual história da salvação”. Disse ainda que “João Paulo II amou tanto Fátima, que arrasta Fátima para o amor ao Papa, seja ele quem for e sejam quais forem as expressões pessoais  de apreço por este Santuário”.


 Exprimiu ainda o desejo de que “Fátima seja um lugar indiscutível  de comunhão eclesial, manifestada na união ao Santo Padre, amor à sua pessoa e obediência ao seu magistério”.


Referiu ainda: “hoje estou aqui a cumprir uma promessa que fiz a Sua Santidade Bento XVI”. E explicou: “quando, no final do Conclave, chegou a minha vez de o cumprimentar e jurar-lhe comunhão e obediência, o Santo Padre agarrou-me as mãos e falou-me de Fátima. E eu prometi-lhe, e ele agradeceu-me, que no próximo dia 13 de Maio viria pôr aos pés de Nossa Senhora o seu Pontificado. Aqui estou a  cumprir a promessa”.


Pediu em seguida a todos os fieis que o acompanhassem com fé e amor naquele acto, acrescentando: “Claro que o nosso coração exultará de alegria, se um dia pudermos renovar esta consagração com a presença física do Santo Padre neste Santuário”.


 


Multidao compacta(4).JPG


A comunhao(7).JPG


Hora do Adeus(9).JPG


A multidão de fieis presentes no recinto do Santuário de Fátima, participou com fé na assembleia litúrgica, indiferente ao tempo que se fazia sentir - a chuva fez o seu aparecimento, mas não demoveu ninguém.


 Fátima representa para muitos crentes também uma reconciliação com o Senhor. Segundo fontes do Santuário, cerca de cinco mil fieis recorreram ao sacramento da Reconciliação. Também foi muito elevado o número de comunhões. Na benção dos doentes, estiveram presentes 781 pessoas.


Estes números devem merecer uma reflexão séria para cada um de nós.


 


Inicio procissao(11).JPG


Recinto cheio peregrinos(10).JPG


Os peregrinos presentes saudaram com grande entusiasmo as palavras de D. Serafim Silva, quando este leu a mensagem enviada ao Santo Padre em nome de todos, na qual convidava S.S. a visitar o Santuário de Fátima. “Esperamos ver e ouvir Vossa Santidade, muito em breve, aqui neste Santuário de Fátima, altar do mundo, a proclamar que a vontade salvífica de Deus, com a sua força abundante, vai encaminhando tudo e todos para o triunfo do Coração Imaculado de Maria, Mãe do único salvador, Jesus Cristo.


Santo Padre, temos saudade do Papa João Paulo II, que peregrinou três vezes a este Santuário e beatificou os Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Mas também temos a grande alegria de receber o novo Papa, Bento XVI, que o Espírito Santo nos oferece”.


Também a informação dada pelo Bispo de Leiria-Fátima de que o Papa Bento XVI havia anunciado nessa manhã a abertura do processo de beatificação e canonização de João Paulo II arrancou fortes aplausos.


Procissao desce(12).JPG


A terminar a peregrinação, o Cardeal Patriarca de Lisboa, renovou a consagração ao Imaculada Coração de Maria, com o comprimisso e a defesa dos cristãos “na promoção e defesa do dom, sem preço, que é a vida. Saiba cada um de nós promover, respeitar e defender em todas as circunstâncias, a integridade, a dignidade e os direitos do ser humano – desejado ou imprevisto, são ou enfermo, escorreito ou deficiente – desde o momento da sua concepção, em todas as etapas da sua existência, até à morte natural”. Apelou ainda a Maria “Mãe do Divino Amor, livrai-nos do egoísmo e da insensibilidade diante das graves carências de tantos irmãos nossos, sem pão, sem água, sem saúde, sem escola, sem liberdade, sem família, sem alegria”.


São sentimentos profundos que as palavras não conseguem transmitir integralmente, mas que o coração de cada um de nós sente, aceita e deseja ver posto em prática.


 


Sinos fazem  despedida(13).JPG


Findou a peregrinação, os sinos repenicam a anunciar que está concluída mais uma jornada na vida destas pessoas que vieram á procura dos dons de Deus. Foi a fé que as trouxe, será que partem com mais ânimo e esperança ? Estamos em crer que sim.



publicado por josedusantos às 10:41
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De Slvia a 30 de Maio de 2005 às 21:03
Já não me lembro de ir a Fátima...Defende-la com unhas e dentes! É assim mesmo!
http://sunshine.blogs.sapo.pt/


De gi a 24 de Maio de 2005 às 16:27
Fikei surpresa com o teu comentário no meu blog!?concordo com todas as palavras k disseste, obrigada:)...Qt ao teu blog acho-o um pouco saturante com todo o respeito e devoção k tenho pela Nossa Senhora de Fátima, toda a gente sabe o quanto ELA é procurada, todo o bom cristão português já conhece Fátima e seus fanatismos...k tal começares a falar de ti?daquilo k és cá na terra?fikei sem te conhecer, apenas sei k relatas Fátima...(padre?jornalista?escritor? serás?)
até breve
jinhos


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


posts recentes

A caminho do centenário

FÁTIMA EM AGOSTO

Cumprir promessas

Oferta de flores à Virgem

A luz da fé

Água de Fátima

Peregrinação Internaciona...

Bispo de Leiria-Fátima vo...

Comunidade Ucraniana em P...

Igreja Paroquial de Fátim...

arquivos

Janeiro 2017

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds