Fátima recebeu no último fim de semana um evento de cariz mundial, sem dúvida, o maior acontecimento desportivo deste ano.
O Grande Prémio de Portugal 2005, segunda prova a contar para o Mundial de Enduro (World Enduro Championship) decorreu nos dias 9 e 10 de Abril passado com enorme afluência.
A prova envolveu 129 pilotos nas classes de Júnior, Enduro 1, 2 e 3, contando com os melhores praticantes da actualidade, entre eles, o actual campeão do Mundo Stefan Merriman, da Yamaha. O PADDOC ( quartel general da prova) foi instalado junto ao Estádio Municipal de Fátima, dando ao local um colorido inusitado, com muitas dezenas de camiões e viaturas de apoio das marcas e pilotos concorrentes, para além de todo o habitual séquito de acompanhantes destes eventos.
A organização da prova coube ao Natureza Motor Club de Ourém e teve em Humberto Piedade o seu maior impulsionador.
O percurso das provas do circuito ocorreu entre Fátima e Ourém, com zonas de espectáculo em vários locais, o que proporcionou uma agradável surpresa a muitos milhares de espectadores que se deslocaram para assistir. Eira da Pedra, Fátima, Alvega, Regato, Carregal, Ramila e Casal S. Maria, foram os locais onde os participantes demonstraram a sua capacidade na modalidade.
As provas da categoria de Extrem Cross, Cross Test e Enduro Test, apesar da sua dureza – como referiram alguns pilotos -, foram sendo ultrapassadas, com mais ou menos sorte, ditando os vencedores. Três voltas diárias, foi o total percorrido para alcançar o final.
No primeiro dia, o finlandês Samuli Aro (KTM) dominou a classe II, com o britânico Davi Knight (KTM) a vencer a categoria III e o espanhol Ivan Cervantes (KTM) a obter a supremacia no Enduro I.
No segundo dia, Stefan Merriman dominou e venceu a classe mais competitiva com alguma facilidade, demonstrando ser o melhor piloto do momento. David Knight e Ivan Cervantes voltaram a repetir a proeza, fazendo o pleno. Hélder Rodrigues (Gás Gás) foi o melhor português ao obter um 7ª lugar na classe de Enduro 2, tendo Paulo Gonçalves (Honda) ficado em 14º.
Para o Enduro Júnior, o destaque foi para o espanhol Cristobal Gerrero (Gás Gás) que suplantou toda a concorrência.
Por equipas, a KTM não deu hipóteses a ninguém e venceu folgadamente.
Após esta prova, o líder da classe II do Campeonato do Mundo é Samuli Aro (KTM), seguido por Fabien Planet e Stefan Merriman. Hélder Rodrigues está em 7º, Paulo Gonçalves em 9ª e Mário Patrão em 21º lugar.