Quinta-feira, 24 de Março de 2005
Santuário

Santuário de Fátima



        A Fátima acorrem mais de quatro milhões de visitantes anualmente, não só de Portugal, como de todo o Universo, só dessa forma se poderá entender que Fátima seja conhecida como o Altar do Mundo. É neste local sagrado que pessoas das mais diversas condições sociais – dos humildes aos mais poderosos –, professando (ou não) os mais variados credos e provenientes de todos os continentes, procuram a paz interior que o mundo não dá.


      Por este Santuário Mariano, local onde Nossa Senhora se revelou a três humildes crianças (pastorinhos) no ano de 1917, já passaram – desde então - algumas centenas de milhões de pessoas. Há algo de muito importante na mensagem da Virgem que nos deve fazer reflectir: Ela pediu penitência e oração e é com esse espírito que devemos olhar para Fátima. Uma verdadeira cidade de acolhimento de Deus aos Homens, tendo por intermediária a Virgem Maria. Para aqueles que estão atentos ao fenómeno de Fátima, há duas coisas que impressionam na sua procura. No aspecto individual, os peregrinos que quase todos os dias se dirigem a Fátima a pé - quantos fazendo centenas de km -, para cumprir as suas promessas ou rogar algo á Virgem. É uma postura de coragem e fé. No colectivo, as cerimónias em que a oração une os presentes - e ausentes – rezando o terço, participando na Santa Missa e nas procissões. Nestas, destacam-se a da velas, onde a luz vence o frio cortante da noite e a do andor de Nossa Senhora, com os lenços brancos a acenar – dizendo adeus á Virgem. São momentos, cuja descrição é difícil, só quem tem a felicidade de participar neles sabe as emoções sentidas e profundas que penetram no interior de cada um, até daqueles que não têm fé.


 



publicado por josedusantos às 17:42
link do post | comentar | favorito

5 comentários:
De Srgio Oliveira a 6 de Abril de 2005 às 09:20
Todas as cidades têm zonas que "passam de moda".

Se Fátima for uma cidadezinha dinâmica, as
zonas demodée darão lugar a novas construções.

Não tardará mais de 20 naos até isso começar a
acontecer, até porque õs erros do presente
na construção, numa cidade em efervescência,
faz com que a pressão exercida contra o erro
arquitectural resulte em novas resoluções aos
antigos problemas.

Afinal, isso interessa a todos: empresários,
construtores, políticos e habitantes.

Com os melhores cumprimentos, Sérgio Oliveira.

- - -


De Antnio Reis a 31 de Março de 2005 às 15:39
Colega Mónica, se o povo faz pressão corrompendo os políticos e a Cova da Iria fica meia destruída, a parte que não se destrói e que se desenvolve de verdade cabe ao Santuário. O Santuário não deixará que a pressão da corrupção destrua por completo, e alguns espaços se elevam e se destacam. Espaços esses do Santuário, claro.


De Mnica a 30 de Março de 2005 às 22:34
O teu blog é um óptimo tributo à tua cidade. Em relação à cidade em si, para mim ela está a perder aquele quase misticismo e clima que anteriormente se fazia sentir. Neste momento, Fátima está a crescer imobiliariamente e acaba por perder todo aquele encanto que tinha, qdo só existia o Santuário e umas casinhas ao redor. Acho que se está a tornar muito comercial. Mas opiniões são opiniões e cada um tem a sua. Continua, Fátima deveria ter orgulho por ter alguém que se preocupa e que a quer bem. Beijos


De Antnio Reis a 26 de Março de 2005 às 21:52
Fátima cresce desenfreadamente acompanhando a ganância selvagem de construtores inescrupulosos e negócios, jogo de permissões. Uns podem, outros NUNCA. Não fosse o santuário ter o desgosto de Fátima estar a ser atrofiada, estrangulada. Salvé Santuário, usa a tua força para manter Fátima um lugar de espaço para o sossego, paz e reflexão, que o teu povo vai cego demais para ver que estão a matar a "galinha dos ovos" e as tuas ruas estão a ficar demasiado apertadas para que nelas se possa viver como deve ser. Santuário, o único que faz Fátima desenvolver, quando todos querem te ver crescer, crescer, crescer... sempre entre duas rotundas.


De antnio a 25 de Março de 2005 às 23:05
Bela cidade, carregada de fé e turistas!...
O blog está espectacular. Passa pelo meu


Comentar post

mais sobre mim
pesquisar
 
Janeiro 2017
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27

29
30
31


posts recentes

A caminho do centenário

FÁTIMA EM AGOSTO

Cumprir promessas

Oferta de flores à Virgem

A luz da fé

Água de Fátima

Peregrinação Internaciona...

Bispo de Leiria-Fátima vo...

Comunidade Ucraniana em P...

Igreja Paroquial de Fátim...

arquivos

Janeiro 2017

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

tags

todas as tags

Fazer olhinhos
blogs SAPO
subscrever feeds